01/11/2011

Igreja de Santo Antonio

     A igreja católica um dos símbolos históricos da comunidade de Água Limpa município de Jucuruçu, teve como uma de suas fundadoras Maria Isilda de Jesus, mais conhecida como “Maria da Paz” nos anos 60. A igreja foi construída por Vargeto Gaioto que juntamente com alguns fieis entre eles Maria da Paz, construiu a igreja de adobão, uma espécie de barro amassado e secado ao sol, a construção era precária não tinha portas e nem janelas, o piso era de terra e a igreja ficava totalmente aberta.
    As missas eram realizadas aos finais de semana geralmente pela manhã, às vezes as missas eram realizadas durante a noite,quando se realizava missas durante a noite Maria da Paz saia de casa em casa pegando as crianças pequenas para levarem ate a igreja,ao final da missa ela retornava às casas devolvendo as crianças em segurança, essa atitude era tomada porque não havia energia elétrica na comunidade, as missas só eram realizadas durante a noite devido a generosidade dos fieis que doavam velas para a igreja. Como não havia portas na construção, o santo tinha que ser levado para a casa de Maria da Paz ao final de cada missa, e era trago quando se iniciava outra.
   Com o passar do tempo, o povoado de Água Limpa foi crescendo, e a igreja foi crescendo junto, ganhou portas, janelas e também um piso de cimento. Em 2007 a antiga igreja católica foi demolida para a construção de um novo templo, a nova igreja ganhou bancos, ventiladores e um altar digno de seus fieis, que hoje se orgulham de seu novo templo, sua nova casa.      
                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário